Neyma Alfredo, artisticamente conhecida pelo primeiro nome, é uma cantora moçambicana de Marrabenta e Zouk, nascida em Maputo, aos 6 de Maio de 1979.
Devido as dificuldades que enfrentou ainda muito jovem, Neyma aprendeu a lidar com a vida duma forma muito determinada. Foi com a sua participação, em 1995, no programa musical de show de talentos, “Fantasia”, no qual conquistou o segundo lugar, que Neyma descobre a sua paixão pela música. Com esta magnífica participação, ela reconhece as suas habilidades e, imediatamente, começa a aprimorar o seu talento contando em escolas, clubes nocturnos e em todas as oportunidades onde era convidada.
Início de Carreira e o Sucesso
Lançou seu primeiro álbum, ”Brigas” em 1999 e contou com os singles, “Brigas”, “Mae, Virtude Mais Bela” e o grande sucesso ”Praia feliz”, que deu a ela uma grande visibilidade a nível nacional.
Depois do sucesso de “Brigas”, vieram os Albums “Baila”, em 2000 e “Renascer”, em 2001.
Neyma Regressa depois de alguns anos sem lançar nenhum album, com “Arromba” em 2005, que a trouxe de volta para os holofotes e para o reconhecimento internacional como a Diva da música de Moçambique e do mundo lusófono. No início de 2010, ela lançou um novo álbum intitulado “Neyma 10 Anos” comemorando seus 10 anos na indústria da música moçambicana.
Prémios e Nomeações
Durante sua brilhante tragetória, Neyma foi agraciada com vários prêmios detre eles podemos destacar:
- Música popular do programa “Ngoma Moçambique”, com “Lirandzu”, 2002;
- Canção mais popular do top feminino, 2004
- Nomeação para o Channel’O music awards 2006
- Melhor artista no canal internacional Afro Music, 2007
- Artista mais popular do Mozambique music awards, 2009
- Melhor artista femenino no Mozambique music awards, 2010
- Mulher mais sexy de Moçambique em 2011
- Mulher mais bonita de Moçambique em 2012
0 Comentários